Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

tenho uma cozinha nova!

14.08.19 | Claudia Borralho

kit3.jpg

Andava há mais de um ano a fazer planos no planificador de cozinhas do ikea. Ia abandonando as ideias por falta de fundos. Entretanto voltava aquilo e fazia mais planos. Chegou a um ponto que lá me decidi a passar no ikea e tirar todas as dúvidas.

Mais do que uma questão estética era importante resolver uma série de questões de funcionalidade como o facto de não conseguir encaixar correctamente o congelador no espaço disponível o que me impedia de chegar à fita do estore. Tinha muitos armários com a folha a sair e com bolores e humidade (descobriu-se até zonas de grandes infiltrações ao desmontar a cozinha). Tinha um armário gigante completamente empenado e a descair.

Também me incomodava o lava-loiça muito pequeno com a lateral em inox que me tirava muito espaço de bancada e o facto do fogão estar encaixado a um canto e saído da parede. Idealmente queria resolver estas questões e ao mesmo tempo aproveitar melhor o espaço disponível e criar mais arrumação na cozinha.

No ikea começaram por me dar todas aquelas dicas de segurança que não aparecem em lado nenhum: distância minima de 40cm entre lava-loiça e placa/forno e também entre esquentador e placa/fogão, entre o esquentador têm de ficar livres pelo menos 3cm de cada lado. Entretanto também me dizem que a parte que está por cima dos armários o ikea não desmonta e aí desisti por momentos... Se ainda tenho de contratar a outro lado para desmontar parte da cozinha mais vale ir fazer isto a outro lado.

Acabei a sentar-me numa mesa da exposição a olhar para os meus desenhos e voltar a repensar aquilo tudo. Resolvi-me a voltar à zona da planificação e ver novamente o projecto com a funcionária.
À segunda vez abrimos o projecto que já tinha preparado e lá fui ajustando o projecto de acordo com as especificações de segurança.

Todos os projectos de cozinha ikea requerem uma verificação das medidas no local, talvez por isso a moça que tinha o meu projecto na mão não parecia muito preocupada com as medidas exactas. O meu lado perfeccionista apetecia arrancar-lhe o rato da mão e acertar todas as medidas direitinhas no projecto. Ainda por cima resolveu assustar-me com "nem sempre conseguem tirar a pedra".

23379850_10210424755320117_3707143166367798528_n.jpg

Cheguei a casa e fui outra vez olhar melhor para o projecto. Não o pude alterar porque o projecto fica bloqueado assim que fazemos o pedido da verificação de medidas. Não tive outra alternativa senão criar um novo. Projecto novo que ainda fui reajustando ao ideal nos dias seguintes e com notas de rodapé em relação ao lava-loiça que entretanto apareceu nos saldos ikea.

plans.png

Nos entretantos fui desmontando a parte junto ao tecto que me tinham dito que não desmontavam. Afinal foi bastante fácil. Lixei o tecto, pintei e voltei a colocar a sanca.

IMG_20190710_182551.jpg

Finalmente lá chegou o dia da verificação de medidas e o senhor verificou as medidas tal e qual eu já tinha feito :) E felizmente nem se chateou de lhe dizer que tinha mudado o projecto e apresentei-lhe o projecto novo. No próprio dia fui encomendar a cozinha.

No ikea também ninguém se incomodou de eu ter alterado o projecto, reviram a coisa com as notas do verificador de medidas e fizeram uma série de acertos à encomenda porque já conhecem todas as coisas onde o planificador falha (armários onde o planificador não coloca pés, acertar o número de bancadas necessárias, acrescentar artigos que o planificador não coloca e coisas assim).

IMG_20190805_092025.jpg

No dia da desmontagem e instalação descubro que afinal a equipa teria desmontado tudo, mas foi melhor assim porque fiz a poeirada para arranjar o tecto com os móveis velhos e já estava toda arranjadinha para os novos.
Também há sempre espaço para acertos de última hora, até acabei por não utilizar uns paineis que estavam previstos e o instalador ainda deu uma ideia que não estava no projecto.

IMG_20190805_155316.jpg

Depois do ikea foi altura dos últimos arranjos, veio a Domestifix fazer-me uma extensão do cabo do forno e ligá-lo (o ikea ligava mas só se o cabo lá chegasse - curiosamente este tipo de coisas não vêem na verificação...) e colocar uma tampa no cano do gás. E eu pintei a barra de azulejos que tinha sido impossivel pintar antes da cozinha velha ser desmontada.

IMG_20190807_112122.jpg

Coisas importantes:

O ikea não trata de nada de gás. Se precisarem mudar a posição do esquentador, por exemplo, terá sempre de ser um técnico qualificado. O mesmo se optarem por uma placa a gás.

Os valores para transporte e projecto da cozinha não são exactamente o que encontram no site. O transporte da cozinha (disseram-me no ikea) tem um valor tabelado que nada tem a ver com os valores de transporte para artigos que é geralmente um valor conforme o valor gasto.

Se fizerem o projecto da cozinha com os funcionários que estão a atender não pagam nada por isso. O valor que é pago (e devolvido na compra da cozinha) é para quem faz marcação para um atendimento personalizado de 3h para elaboração do projecto.

A verificação de medidas é obrigatório para quem quiser o serviço de montagem e é devolvido na compra da cozinha.

Os metros lineares tanto para desmontagem como para instalação são calculados pela verificação de medidas.

kit2.jpg

Finalmente, não comprem logo tudo tudo o que acham que vão precisar para a organização do interior. Estes artigos não entram no transporte de cozinhas e têm sempre de ser transportados por nós (ou contratar transporte). Para além disso sobram sempre coisas da instalação da cozinha que depois terão de ir devolver ao ikea (quase estava a ver que me sobrava uma bancada!).

No meu caso sobraram paineis e puxadores (porque optei por não os colocar), prateleiras (porque preferi encomendar logo muitas em vez de ter de lá voltar a buscar mais) e ainda o tubo do exaustor (utilizaram o antigo que estava em perfeitas condições), dobradiças e amortecedores. Aproveitei então ir lá devolver o que tinha sobrado e trazer o que faltava.

O projecto tem algumas particularidades fora do comum mas explico tudo no vídeo. Ora vejam lá!

 

1 comentário

Comentar post