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a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

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"nutella" caseira

28.05.18 | Claudia Borralho

Haverá alguém que não goste de nutella? Nutella (ou as variantes de marca branca) é deliciosa e posso dizer que na sua essência é um alimento rico e maravilhoso.

Bom... tem demasiado açucar. Pois tem, e nem consigo entender o porquê de uma quantidade tão elevada de açucar, será para disfarçar o sabor da quantidade astronómica de óleo vegetal (nomeadamente óleo de palma) que tem? E porque é que tem tanto óleo adicionado? Para chegar aquela textura super cremosa...

Estes são os dois grandes motivos porque a nutella não é um alimento saudável - muito óleo para tornar a textura super cremosa e demasiado açucar para (provavelmente) disfarçar o sabor do óleo extra.

 

Mas podemos fazer "nutella" em casa :) A Nutella não é mais do que creme de avelãs (manteiga de avelã) com cacau e algum tipo de açucar.

 

IMG_20180528_110706.jpg

 

Ingredientes:

200gr avelãs (descascadas e torradas)

20gr cacau em pó *

40gr de mel * (podem experimentar sem adicionar qualquer tipo de açucar :) )

20gr azeite (opcional ou podem aumentar a quantidade para atingir a cremosidade desejada, provavelmente terão também de aumentar cacau e mel para compensar)

* OU 2 colheres de sopa

 

A Nutella ou as variantes de marca branca têm geralmente 13% de avelãs na sua composição, aqui já podem ver como a % de avelã sobe para 70%. Se retirarem o azeite a % de avelã sobe um bocadinho, se aumentarem a quantidade dos outros ingredientes a % de avelã vai baixar, mas mesmo assim podemos ter um creme com muito mais avelã e no geral com ingredientes mais saudáveis.

Se seguirem esta receita o resultado final não vai ser tão cremoso como a original, se isso é importante é seguirem pela via de aumentar as quantidades de azeite, cacau e mel.

 

Como fazer:

Começar por colocar as avelãs num processador de alimentos e triturar até ficarmos com um creme (manteiga de avelã).

Adicionar os restantes ingredientes e misturar bem.

Guardar num frasco e comer, comer, comer!

 

Tal como a nutella original é preferível manter fora do frigorifico para que não fique rija.

 

IMG_20180528_110747.jpg

 

Se considerar uma dose generosa de 20gr, a nível nutricional temos:

nutella-nutrition.png

 Podemos comparar mais ou menos a mesma dose da nutella verdadeira (a mesma quantidade de gorduras - embora maior quantidade de saturada, apenas ligeiramente menos quantidade de proteina e 6 vezes mais quantidade de açucar!!!!):

nutella-nutrition-original.png

 

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