Sempre fui mais de cabelos curtos e confesso que o cabelão por vezes ainda me atrapalha.
Há um ano atrás também estava a ficar assim grande, mas como habitual chegou a uma fase que era demasiado cabelo para mim e cortei todinho, cortei mesmo demais.
E arrependi-me logo a seguir. De cada vez que o cabelo me chateia lembro-me desse momento :)
Nunca imaginei foi a desvantagem com que me deparei ontem, chuva a potes e eu nunca uso guarda-chuva. As pontas do cabelo que ficam fora do capuz todas molhadas! Brrrr!
O Bulgur é um tipo de grão integral, também conhecido como trigo bulgur. Visualmente, depois de cozinhado é muito parecido com cuscus.
É muito fácil de cozinhar - basta colocar o dobro da quantidade de bulgur em água a ferver e deixar repousar tapado 15 minutos.
Uma chávena de bulgur cozinhado tem cerca de 150 calorias das quais 8 gramas são fibra (34 gramas de hidratos) e 5 gramas são proteína.
Os vegetais optei por colocar tudo na slowcooker em high cerca de 3h (as cenouras levam os seu tempo...) 2 cenouras, meio pimento vermelho, 3/4 folhas grandes de couve coração, uma courgete temperados com molho de soja e pimenta.
Caramelizei 3 cebolas que juntei no final, polvilhei com ras el hanout (mistura de especiarias do norte de africa) e alguns coentros em cima.
Os meus posts de ementas semanais são dos mais visitados por aqui. Na verdade já comemos muitas coisas diferentes, por isso está na altura de fazer uma nova edição das ementas semanais.
Na semana 1 estou sem os miúdos.
Aqui aproveito para fazer as comidas que eu gosto e eles nem por isso, experimento coisas novas e aproveito o tempo extra para preparar coisas mais elaboradas que depois congelo para as semanas que tenho os miúdos.
É também a semana de aproveitar para ir comendo os restos que vão ficando congelados.
Sábado - Lombo de salmão ao vapor com batata doce e sopa de legumes
Domingo - Vegetais salteados com bulgur
Segunda - Ensopado de borrego
Terça - Hamburgers vegetarianos com arroz
Quarta - Robalo grelhado com vegetais salteados
Quinta - Restos :)
Sexta - Pizza de couve flor
Na semana 2 chegam os miúdos.
É a altura de uma ementa mais kid friendly, mais rápida e mais fácil de preparar.
Sábado - Esparguete à bolonhesa e Bifes de atum grelhados
Domingo - Restos e papas
Segunda - Hamburgers com batatas fritas (actifry)
Terça - Cubos de salmão e sopa de legumes
Quarta - Bifes de seitan com cogumelos e natas com arroz
Mais do que batatas fritas e chocolate o pão é mesmo a minha comidinha favorita.
Já comi pães inteirinhos sozinha, assim mesmo, pão sem nada, pão com pão.
Já li e ouvi todas as coisas más que há para dizer sobre pão. O excesso de hidratos de carbono e consequente açucar no sangue, os gases e a barriga inchada, os quilos a aumentar... O trigo da actualidade que já não é o trigo dos nossos avós. E o livro "Wheat Belly", já leram?
Mas mesmo assim o pão é a minha perdição. Há lá coisa melhor que um pãozinho fresco e quentinho com manteiga dos açores?
Por isso aqui fica a bela da resolução de ano novo, não é a minha porque eu já faço isto há vários anos, mas para bem da saúde de todos espero que seja a vossa!
Não é preciso serem fundamentalistas, mas pelo menos habituem-se a saber o que andam a comer.
Leiam os ingredientes antes de comprar!!! (e antes de comer!)