Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

Detergente líquido (para lavar roupa)

30.03.12 | Claudia Borralho

Já há bastante tempo que queria experimentar um detergente para a roupa caseiro. São feitos com base na raspa de sabão e mais uns quantos ingredientes. O problema é que a maior parte das receitas tem ingredientes que não se encontram por cá (por exemplo: borax ou soda em cristais), mas entretanto resolvi experimentar a receita para o detergente líquido da Raquel Devillé. Ignorei os ingredientes para roupa de cor e usei o sabao, agua e bicarbonato de sódio.

 

Utilizei um sabão azul e branco do Pingo Doce que não é muito rijo e em vez de raspa quase pó fiquei com esta raspa de fios de sabão, que não se dissolveu tão bem (mas o detergente funciona na mesma).

 

 

Segui a receita e no final (mais por descargo de consciência e porque não tinha as essências para lhe dar cheirinho, juntei uma dose de detergente líquido de compra.

O meu detergente ficou muito líquido com pedaços mais grossos a boiar :) Mas já o experimentei várias vezes e os resultados são bons. Basicamente lava tão bem quanto o detergente normal e a roupa fica com um ligeiro cheiro a sabão. Aprovado!

 



A receita:

Ingredientes:
- água;
- 40 g de sabão (pode ser qualquer sabão para a roupa);
- 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
- óleo essencial de limão (ou alfazema ou árvore do chá ou outro a gosto, convém que não esteja associado a comida porque o cérebro associa o cheiro à alimentação).
Detergente para roupa branca:
Raspar o sabão, quanto mais e melhor raspado mais fácil será para o diluir. Se for em flocos, custa um bocadinho mais a diluir mas não é preciso raspar. Juntar o sabão e o bicarbonato de sódio num litro de água quente, misturar bem e deixar repousar aproximadamente uma hora. Acrescentar um litro de água morna e deitar a mistura numa embalagem de três litros (por exemplo, uma embalagem de detergente para a roupa vazia). Convém filtrar a mistura no momento em que se verte para esta embalagem para retirar pedaços de sabão não dissolvidos mas não é absolutamente necessário (sobretudo no caso das donas-de-casa preguiçosas como eu). Deitar algumas gotas de óleo essencial, por exemplo, cinco gotas de óleo de alfazema e cinco de óleo limão. Deixar repousar até ao dia seguinte para que a mistura se torne espessa e juntar mais um litro de água. Agitar muito bem a embalagem e o detergente está pronto para ser usado.
Encontram o bicarbonato de sódio no supermercado junto às coisas para fazer bolos e às vezes junto às especiarias.

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.