Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

os nossos dias

19.03.10 | Claudia Borralho

O meu começa cerca das 4h, hora de mamada. A miúda fica sempre relativamente agitada a esta hora e parece-me sempre ultra acordada. Mas não admira, é a primeira mamada depois do seu longo período de soninho (mais sobre isso ao final do dia).

Depois de mamar adormece ao meu colo e é depois transferida para o berço.

 

7h Começa o período mais caótico do dia. O Gabriel acorda e levanta-se agora caso não o tenha já feito. Se tiver acordado antes fica com o pai até ele sair de casa por volta das 6h45. O Gabriel vem então para o pé de mim, traz livros, carros, brinquedos e faz uma barulheira descomunal. É também a altura que a Oriana acorda para mamar, e se ela não acordar, acordo-a eu que a mamada tem mesmo de ser a esta hora.

 

Segue-se então trocar fralda* e dar mama enquanto o Gabriel está aos pulos na minha cama a pedir atenção. A coisa gere-se o melhor que se pode. Já desisti de pedir que faça menos barulho enquanto a miúda come, assim sempre é mais fácil pedir-lhe um pouco de contenção nos décibeis nos 20 minutos que leva a adormecê-la.

Entre as 7h30 e as 8h transfiro a miúda para o berço e vou rezando para que não acorde.

Passamos à fase 2 - vestir o Gabriel. Muita birra, foge, corre, chama por mim para mudar de assunto, não colabora. Finalmente percebe que a mãe o deixa ali a berrar sozinho senão colaborar e lá resolve vestir-se.

 

Vamos então comer a papa e o pequeno-almoço enquanto vemos uns desenhos animados na 2. Aqui tudo pacífico. Deixo-o a ver desenhos e vou tomar banho e vestir-me.

O mais velho alterna entre vir ter comigo quando estou a terminar o banho e até já desligou a tv, e deixar-se em frente aos desenhos e depois não querer sair de casa. Felizmente tem ocorrido mais a primeira.

Pego na miúda adormecida, visto-lhe um casaquinho, enfio-a na sling e lá vamos nós pôr o Gabriel à escola.

 

Quando voltamos deito-a no berço e ainda se aguenta a dormir algum tempo (são 10h50 e ainda dorme :) xiiiuuuuu). É o meu momentinho do dia! Depois disto sou sua prisioneira, lol!

Depois entramos na onda do ora mama, ora não quer dormir, ora meto-a no sling e tenho de andar de um lado para o outro. Tento sentar-me, ela acorda, volto a andar de um lado para o outro. Às vezes lá adormece mais profundamente e até posso sentar-me um bocadinho frente ao computador, outras vezes tento deitá-la e acorda passado 10 minutos. Quando dou por isso já quer mamar outra vez e o esquema recomeça.

Ás vezes vamos dar passeios ou às compras, e ela ora berra o tempo todo, ora adormece para berrar quando regressamos.

 

Lá prás 19h30/20h entramos na recta final. Por esta altura já o pai foi buscar o Gabriel à escola e encarrega-se dele e tenta fazer o jantar. Às vezes o jantar já está feito porque consegui encaminhá-lo nalgum mini período de calmia.

Damos banho à miúda, que ela adora. Mas adora mesmo! Pode estar a berrar incontrolavelmente que pômo-la no banho e fica logo toda zen e tranquila. A seguir mamoca com ela e depois tentar que durma. É a fase do dia que mais berra. Aquele berreiro que às vezes chamam cólicas do final do dia :) Não há muito a fazer há que deixá-la gritar e ir confortando o melhor possível, mas sem estimular.

Lá pras 22h/23h costuma estar a dormir e é transferida para o berço e a mãe pode finalmente deitar-se e dormir. Já faz este intervalo bem grande e recomeça tudo lá pelas 3h30/4h.

 

 

*a troca de fralda hoje foi no mínimo "divertida". Troquei uma fralda e assim que estava a terminar ela cagou-se. Menos mal, troca-se outra vez. Estou a terminar de lhe limpar o rabiosque e quando dou por isso está o resguardo todo cagado. Damn! Dobrar o resguardo, limpar o melhor possível, e pumba! mais cagado e mijado agora no trocador! Novamente limpar o melhor possível e pôr nova fralda, tentar vesti-la. Body afinal ficou todo mijado... despi-la, ir a correr buscar outro body e vesti-la de novo.

E tudo isto com o mano grande aos pulos em cima da cama e a querer que lhe lê-se um livro...

 

 

ps. pelo meio deste post houve obviamente pausa para fralda e mama e namorico e sorrisos e berreiro para dormir. São agora 12h33 e está dormindo no sling.

 

ps2. e já vos disse que esta miúda não gosta de chucha? é que não gosta mesmo! Dava tanto jeito às vezes... mas vou-me lembrando do chato que é mais tarde ter de acordar de noite para procurar uma chucha e enfiá-la na boca.

1 comentário

Comentar post