Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

house bound

08.07.09 | Claudia Borralho

O crupe é uma infecção viral contagiosa dos canais respiratórios superiores que provoca dificuldade em respirar, sobretudo ao inspirar.

O crupe pode ser causado por muitos vírus diferentes. No Outono, o vírus parainfluenza é a causa mais provável. Com menor frequência, o crupe pode ser causado pelo vírus do sarampo ou por outros vírus, como o sincicial respiratório ou o da gripe, sobretudo durante o Inverno e a Primavera. O crupe afecta principalmente crianças entre os 6 meses e os 3 anos de idade, embora ocasionalmente afecte crianças mais pequenas ou as mais velhas. O crupe provocado pelo vírus da gripe pode ser particularmente grave e ocorre com maior frequência nas crianças entre os 3 e os 7 anos de idade. A doença costuma transmitir-se ao respirar microgotas transportadas pelo ar que contêm o vírus ou então através do contacto com objectos infectados.

Sintomas e diagnóstico

O crupe começa normalmente com sintomas semelhantes aos da constipação. A infecção inflama a membrana que reveste os canais respiratórios, pelo que estes se estreitam e torna-se difícil respirar. A dificuldade ao inspirar, juntamente com a tosse forte e a rouquidão, costuma manifestar-se primeiro à noite. A dificuldade em respirar pode acordar a criança. A respiração é acelerada e profunda e metade das crianças tem febre. O estado da criança pode melhorar pela manhã mas voltar a piorar à noite. A doença normalmente dura entre 3 e 4 dias. O crupe recorrente denomina-se crupe espasmódico. A alergia pode ser uma das causas do crupe espasmódico, mas normalmente começa com uma infecção viral. O médico reconhece o crupe pelos seus sintomas característicos.

Tratamento

A criança que contrai crupe ligeiro pode ser tratada em casa. É colocada numa posição cómoda, assegurando que ingere muitos líquidos, e proporciona-se-lhe descanso porque a fadiga e o choro podem piorar a doença. Os humidificadores de uso doméstico (por exemplo, vaporizadores de frio) podem reduzir a secura dos canais respiratórios superiores e facilitar a respiração. A humidade pode ser rapidamente aumentada deixando aberta a água quente do chuveiro para criar vapor no banho. No caso de a dificuldade respiratória aumentar ou se manter, a frequência cardíaca acelerar ou a pele adquirir uma cor azulada ou se desidratar, a criança deve ser hospitalizada.

Já no hospital, pode ser-lhe administrado oxigénio se os seus valores no sangue forem baixos. Se a concentração de anidrido carbónico no sangue for alta, significa que a criança está esgotada. Então, deve ser-lhe instaurada ventilação respiratória mecânica colocando um tubo nas vias respiratórias e bombeando ar para os pulmões mediante um aparelho concebido para tal fim.

Com um nebulizador que utiliza ultra-sons, diferente de um humidificador doméstico, podem produzir-se gotas suficientemente pequenas que cheguem às vias respiratórias inferiores e que reduzam a viscosidade das secreções. Deste modo, a tosse pode expulsar mais facilmente estas secreções das vias respiratórias.

Através de um nebulizador podem ser inalados medicamentos que dilatam as vias respiratórias, como a adrenalina. Estes medicamentos podem ser utilizados para facilitar a respiração da criança. Se a criança estiver hospitalizada, pode acontecer serem-lhe administrados corticosteróides para o tratamento precoce do crupe viral grave, mas existe grande controvérsia quanto ao uso destes fármacos. O uso de antibióticos limita-se àqueles casos raros em que uma criança com crupe também desenvolve uma infecção bacteriana.

 

O puto está com crupe. Está desde segunda a Atrovent e Oxolamina e supositórios no rabiosque para a febre. Já só tem febre uma vez por dia, mas ainda aparece. E tosse, tosse, tosse. Felizmente a tosse de cão já não tem aparecido.

10 comentários

Comentar post