Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

10 meses

26.02.08 | Claudia Borralho
Já fez 10 meses. Já passou mais tempo cá fora que dentro da minha barriga. Deixou para sempre de ser meu agora que já reconhece que é um ser individual e não parte da sua mãe.

Faz muitas birrinhas ;) Faz birrinha poque lhe tiro das mãos o comando que conseguiu agarrar, faz birrinha porque o obrigo a estar mais ou menos quieto para o vestir ou trocar a fralda, faz birrinha porque não quer comer sopa, faz birrinha porque tem sono, faz birrinha porque a cancela à porta do quarto o separa dos pais que estão do outro lado.



Gosta muito de abrir gavetas e tirar e pôr as coisas. Passa 90% do seu tempo de pé, e às vezes até ensaia uns "tem-tem" (como diz a avó). Se o colocar a jeito ao pé do andarilho, corre rápido a direito até algum obstáculo o parar. Vai tão rápido que muitas vezes a cabeça chega antes dos pés e ele aterra de joelhos.
Já desce da posição bípede muito bem, geralmente posa um joelho e outras vezes atira-se de rabo, mas o principal é que já é raro cair e magoar-se.



No banho também está sempre de pé. Colocamos um tapete anti-derrapante a toda a extensão da banheira para minimizar as quedas e a mãe lembrou-se de utilizar a cadeira de banho para lhe lavar o cabelo :) Mas não aguenta lá muito tempo, quando estou a terminar de lhe passar água no cabelo já ele está a colocar-se de pé na cadeira. E continua a adorar o banho :)

Os almoços e jantares são difíceis. Descobri que mais do que querer comer sozinho ou estar interessado em outras coisas que não comer, o bebé não gosta é da sopa e a fruta só marcha se for maçã. Vá... a pêra ele também gosta.
Safanões e mais safanões porque ele não gosta daquela comida e lá tem os genes magníficos da mãe a contribuir para o "antes passar fome do que ter de comer isso".
A papa é uma maravilha "ó mãe eu não posso comer só papa???", sinaliza o estar cheio em qualquer refeição com um safanão na colher ou no biberão. Nunca recusa uma bolacha, tosta ou pedaço de pão, mas do que gosta mesmo é da bolacha maria.



Ainda é muito trapalhão a comer sozinho e às vezes deixa cair o que quer que esteja a comer, bom e às vezes atira de propósito e fica a olhar para ver onde caiu. Para além das bolachas e do pão já experimentou comer sozinho pedaços de maçã crua, meia banana e cenoura crua. Não sei se terá sido da novidade mas parece ter gostado bastante de roer a cenoura. Prefere a cenoura inteira às rodelas ;) é mais fácil de agarrar!



Está grande e lindo, e nos últimos dias deve ter dado um salto no crescimento porque de repente todas as calças e babygrows lhe parecem estar curtos!

Nos últimos dias também modificou os hábitos de sono (resta saber se realmente é mudança para ficar). Agora dorme até às 8h30 / 9h* e a soneca da manhã ficou mais curta para 20min a 30min em vez de 1h.




*pode ser que se mantenha assim e fica resolvido o problema das manhãs


ps. e já tem 4 dentes!

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.