Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

revisitar a mala de maternidade

24.10.07 | Claudia Borralho
PARA O BEBÉ:
- 4 bolsinhas roupa (babygrow (6) + body (6) + meias (2) + gorro (1) + babete (6))
- bolsinha com roupinha maior extra (body + babygrow)*
- 1 casaquinho algodão
- 1 mantinha
- 4 2 fraldas pano
- higiene do bebé (creme rabinho + toalhitas* + dermo-lavante* + hidratante* + fraldas* + bolsinha com tesoura e escova* + lima unhas em cartão)

Roupa maior não era necessária, mas foi necessária toda a roupa que levei e ainda mais alguma! Acho que isto vai depender do nível de porcalhão do bebé e da experiência dos pais :) Nós tivemos uns quantos cocós até às costas e uns xixis inesperados, o resultado foi precisarmos de mais roupa do que os 6 conjuntos que levámos. Principalmente precisámos de mais roupa minúscula, ele vestiu muita roupa que lhe estava a nadar porque os conjuntos minúsculos eram só 4.
Fraldas de pano acho que não usei nenhuma, as poucas vezes que o miúdo bolsou o babete chegava.
Todos os items da higiene do bebé foram quase totalmente desnecessários: o banho é dado no hospital pelas enfermeiras, fraldas usei as do hospital e ainda trouxe para casa, o meu puto era careca e como tal escova ou pente foram totalmente desnecessários, tesoura idem porque mesmo que tenham as unhas grandes ainda vêm coladas e não se cortam nos primeiros tempos, quanto muito limam-se.
Toalhitas "precisei", fruto obviamente da falta de experiência usámos muitas toalhitas. Usámos as que deram no hospital e mais outras que nos levaram. O precisei está entre aspas porque na realidade não é aconselhado usar toalhitas nos recém nascidos, por causa de possíveis alergias, o que se deve utilizar é uma compressa com água morna.
Creme para o rabinho convém levar, mas usem só se o bebé começar a ficar vermelho, mais uma vez por causa de posssíveis alergias, recomendo Bepanthene.

AMAMENTAÇÃO:
- Discos amamentação
- Ventilated Breast Shells*
- Bephantene / Purelan / Cicamel
- Toalhinhas turcas*
- Discos de Hidrogel Chicco

Não usei as toalhinhas turcas mas em casa passaram a ser muito necessárias, nomeadamente para a subida do leite, não usei as Ventilated Breast Shells, mas devia ter usado. Acrescento os discos de hidrogel para ir prevenida, caso fique com feridas convém aplicá-los logo.

PARA A MÃE:
- Boletim da grávida + análises + ecografias (colocar tudo numa pastinha)
- 3 camisas de dormir abertas à frente
- casaco de algodão
- chinelos
- 6 cuecas de algodão* / descartáveis*
- pensos higiénicos ultra*
- 2 pares de meias kneehigh* (só usei um par)
- 1 revista ou livro*
- Máquina fotografica e rolos*
- Bolachas de aveia*
- Baton Neutrogena*
- 2 soutiens amamentação
- Lenços de papel*
- Cinta pós-parto*
- Roupa para saída
- Higiene (desodorizante, escova e pasta de dentes, escova cabelo, shampoo, amaciador, gel duche, creme cara, creme refirmante*, lentes contacto, óculos)

Aqui só risco as revistas ou livro e a máquina fotográfica. A máquina fotográfica é importante, mas eu que gosto tanto de tirar fotografias só me apetecia olhar para o bebé e os outros que tirassem as fotos :) Acho que é um item essencial para o pai.
Ainda tentei ler o meu livro enquanto estava em trabalho de parto, mas era impossível concentrar-me no livro enquanto aguentava as dores das contracções. Tarefa completamente ignóbil... a médica ainda gozou comigo.

OUTROS:
- tricotti / sling*
- saco roupa suja bebé*
- saco roupa suja mãe*
- caderninho e caneta para apontamentos*
- discman, colunas e cd's*

Só não usei o discman as colunas e cd's :) Não senti necessidade de os usar para ajudar com as dores, continuo a achar um item importante para um trabalho de parto natural.


* há no hospital
* mariquices minhas
alterado

5 comentários

Comentar post