Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

ainda sobre a cirurgia aos olhos

18.01.08 | Claudia Borralho
Na revista Saber Viver de Janeiro descobri este pequeno artigo que vou transcrever para aqui.


Olho Nu

Tire os óculos durante 30 segundos e imagine que, após esse desfocado instante, não terá de os voltar a colocar para ver o mundo com bons olhos. É o que acontece a quem recorre à cirurgia refractiva com laser, o tratamento mais avançado e seguro para corrigir a miopia, o astigmatismo e a hipermetropia.
«Primeiro faz-se uma incisão superficial no olho, criando uma fina película. Esse retalho é depois repuxado para trás, de modo a expor a córnea ao laser, que irá corrigir a curvatura do olho, eliminando um pequeno conjunto de células. O retalho é recolocado sem pontos, dado que a sua aderência é muito forte e rápida», explica Luís Gouveia Andrade, oftalmologista.

A cirurgia é feita aos dois olhos no mesmo dia, sob anestesia local, e não é dolorosa. A taxa de sucesso ronda os 98 por cento e os riscos são bastante reduzidos. «O laser incorpora uma tecnologia que fixa o centro do olho, com três miras. Mesmo que o doente se mova, o laser acompanha o olho. Se o movimento for mais brusco o laser pára*1», explica o oftalmologista.

No período pós-operatório é comum sentir algum ardor e terá de aplicar um colírio anti-inflamatório, de duas em duas horas. Ao sair da operação não verá bem durante algum tempo, pelo que deve ir acompanhada e usar óculos escuros. «Ao chegar a casa convém descansar num espaço com pouca luz ou às escuras*2. Não deve esfregar os olhos e, pelo menos, durante 15 dias, deve evitar ambientes com muito fumo», aconselha.

Um dia após a operação, a paciente fica com uma visão de cerca de 80 a 90 por cento, que lhe garante uma autonomia completa em relação aos óculos ou às lentes de contacto. «Haverá um período de adaptação, em que a visão terá pequenas flutuações*1, mas sempre ao nível do bom, muito bom». Esta instabilidade, que não interfere no dia-a-dia mas pode causar algum cansaço, dura cerca de dois a três meses*1.


Para recorrer à cirurgia refractiva com laser é fundamental ter mais de 18 anos, uma boa função lacrimal*2 e a graduação estabilizada há, pelo menos, um ano.
Problemas oculares recentes e certas características do próprio olho podem contra-indicar o tratamento.
Em cinco a dez por cento dos casos o paciente mantém cerca de meia dioptria.
A partir dos 40 anos surge uma situação inevitável e intratável com o laser, o cansaço visual para perto («a vista cansada»), que obriga ao uso de óculos para ver ao perto.


Alternativa ao laser
A colocação de uma lente intra-ocular na câmara posterior do olho, entre a íris e o cristalino, pode ser indicada, por exemplo, para pacientes com mais de sete dioptrias - o máximo que o laser consegue corrigir. Este procedimento, que implica anestesia geral e a abertura do globo ocular, «permite corrigir totalmente a miopia ou a hipermetropia excessiva, mas não o astigmatismo», refere o oftalmologista. No caso de uma miopia muito elevada e astigmatismo aplica-se uma técnica combinada: «primeiro coloca-se a lente intra-ocular de modo a corrigir a miopia e, após a estabilização, ao fim de cerca de um mês e meio, trata-se o astigmatismo com laser», conclui.


*1 Durante algum tempo achava que nunca iria ver perfeito do olho direito. As flutuações eram muitas e drásticas quando comparadas com o olho esquerdo. E eu sempre achei que isto se devia a ter mexido este olho durante a operação. Afinal não :) e menos de um mês após a cirurgia já vejo sempre perfeito. Ocasionalmente ainda surgem pequenas flutuações mas nada que interfira com a visão plena, a minha vida e o meu trabalho.

*2 O primeiro dia após a cirurgia só estava bem de olhos fechados e tinha passado a noite e parte do dia com as lágrimas a escorrer às vezes ininterruptamente. Quando chegava a noite via sempre muito melhor e durante o dia os óculos escuros eram obrigatórios.

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Henrique

    13.01.11

    Estou a pensar colocar lentes intra-oculares no Hospital Privado da Boavista. Alguém me pode dar referências sobre esta unidade hospital ou sobre outras?
    Obrigado
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.