Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

a vidinha como ela é

(e uma mãe que mete a mão em tudo) por Claudia Borralho

como fazer casas de botão (com máquina de costura)

25.01.13 | Claudia Borralho

O calcador para casas de botão, é comprido, com uma série de marcações na lateral, e o centro deslizável.

 

Começamos por pegar no nosso botão e ver a sua dimensão comparativamente às marcações do calcador. As nossas costuras laterais terão esta dimensão (igual ao diametro do botão, botões altos poderão ter uma lateral um pouco maior que o seu diametro).

 

 

Para fazer casas de botão utilizamos um ponto zigzag bem apertado, as máquinas geralmente já trazem pontos pré-regulados para fazer as casas de botão, sendo apenas necessário ajustar o comprimento e largura. O comprimento deverá ser entre 0 e 1 e a largura entre 4 e 5.

As casas de botão são então feitas em 4 fases, duas laterais mais duas extremidades. Nas máquinas encontramos então três pontos: dois para cada lateral (1 e 3) e um para as extremidades (2/4). Os números correspondem precisamente às várias fases que compoem a construção da casa.

 



Podemos começar pela fase que quisermos - o importante é fazê-las todas, eu recomendo começar pela lateral esquerda*, ou seja, da ponta do tecido para dentro, costurando para trás. Assim é mais facil não só controlar a dimensão da casa como o seu posicionamento exacto na peça que estamos a costurar.

 

*nalgumas máquinas a lateral esquerda tem o número 1 e noutras tem o número 3

 

As casas de botão como utilizam um ponto bem apertado devem ser costuradas sobre uma boa base (várias camadas de tecido leve, por exemplo). Se a peça não tiver várias camadas pode juntar por exemplo um pedaço de papel que depois sai facilmente. Para além disso devem também ser sempre treinadas antes num retalho, para garantir que as dimensões de comprimento e largura são as mais adequadas e garantir que têm a dimensão correcta. É praticamente impossível descoser uma casa de botão, por isso pratique antes de passar para o definitivo.

 

 

Ao começar pela lateral esquerda devem garantir que o calcador está totalmente chegado para trás, e se preferirem começar pela direita o calcador deverá ter a zona deslizante junto à marcação do tamanho de casa que pretendem.

 

Finalmente, é só pegar no descosedor/abre casas ou numa tesoura pequena e cortar a abertura da casa.

 

Outras máquinas já poderão ter um sistema que faz as casas de botão sozinha. O calcador é um pouco diferente, é mais comprido e tem uma zona para encaixar o botão. A máquina tem também uma pequena alavanca que encaixa numa zona deste calcador e é desta forma que a máquina sozinha calcula o tamanho necessário para a casa de botão (quando a alavanca bate na pecinha que tem a largura do botão a máquina sabe que terminou a lateral).



1 comentário

Comentar post