Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Claudia Borralho

A VIDINHA COMO ELA É (e uma mãe que mete a mão em tudo)

Claudia Borralho

A VIDINHA COMO ELA É (e uma mãe que mete a mão em tudo)

ZMAR Report

Na última semana fomos "acampar" para o Zmar. O acampar está entre aspas porque nós dormimos todos numa tenda e tomamos banho na casa de banho comum, mas comer foi sempre no restaurante :)


O Zmar tem sido alvo de grandes críticas pelos campistas devido à falta de árvores e sombra. Realmente acampar num local sem qualquer tipo de sombra pode ser desagradável, mas ali há bastante sombra, é artificial mas existe bastante sombra. Vamos então por partes.

 

Acampar - os alvéolos

No Zmar o acampamento é feito por alvéolos, isto quer dizer que temos direito a um determinado espaço de terreno (90m2) onde podemos colocar as tendas (crianças até 5 anos não pagam). Existem alvéolos com sombra e sem sombra. 4 ruas de alvéolos sem sombra estão destinadas a caravanas e tendas, sendo as duas mais próximas do "centro" para caravanas e as outras duas para tendas. Aqui não existe sombra artificial, há muitas arvores e arbustos a ser plantadas e daqui por uns 5 a 10 anos já devem ter sombra :)
Mais afastado do centro estão mais 5 ruas de alvéolos com sombra artificial - cada alvéolo tem construído dois toldos que proporcionam bastante sombra. O terreno é árido, mas alguns alvéolos têm areia colocada, ambos terão as suas vantagens e desvantagens - nós ficamos num com areia.
Todos os alvéolos têm electricidade (tomadas eléctricas yay!) e água.
No checkin é indicado o alvéolo que devemos ocupar, mas também dizem que poderemos escolher outro e informar mais tarde qual escolhemos. Nós chegamos e andamos feitos maluquinhos em 3 ou 4 alvéolos diferentes até escolhermos o que queriamos.
Na zona dos alvéolos há ainda uma área com relva e mesinhas com sombra, nesta zona não podem haver tendas.

 

Acampar - as casas de banho

Existem duas casas de banho para cada duas ou três ruas de alvéolos - ou seja, há duas casas de banho na primeira rua de campismo e depois mais duas na quinta. Na zona das caravanas e tendas igual - duas wc na primeira rua e mais duas na última. Isto quer dizer que se ficarem na rua do meio, vão estar o mais longe possível do wc. Nós fomos numa altura de pouca gente, como tal só estavam abertas as casas de banho junto aos alvéolos alocados pelo checkin. Tentei ir a outras doutro arruamento e estavam fechadinhas. Os duches são fechados, a água é quentinha, usam aquele sistema horroroso do carrega na torneira, água durante 5 a 10seg e depois volta a carregar na torneira, mas vá é suposto ser eco... No entanto os duches deixam fugir água por tudo o que é canto e não existe um niquinho de superfície seca onde pôr o pé quando se sai do banho (talvez outras casas de banho sejam melhorzinhas). Ao pé do duche temos um cabide e uma prateleira (muito alta para mim!). Seria simpático haver ali um banquinho.
Existem ainda casas de banho para deficientes e uma casa de banho para crianças e bebés com banheira, torneira normal, prateleira, sanita e lavatório mini e muda-fraldas. Muito fixe isto, principalmente para miúdos como os meus que odeiam chuveiro, alas só há uma e temos de esperar a vez. Existem ainda casas de banho privativas que podem ser alugadas (8/12€ por dia), não sei como são, mas aposto que só têm chuveiro.

Cá fora há ainda a zona de lava-louças e tanques para lavar roupa, vi algures umas fotos com máquina de lavar roupa mas não encontrei nenhuma lá.

 

Acampar - cozinha

Yup, também há direito a cozinha. Duas cozinhas cada 2/3 arruamentos (como as casas de banho). Cada cozinha tem dois microondas, e duas placas com dois bicos eléctricos e exaustor. Mais tomadas eléctricas. Não existe, no entanto, qualquer zona para barbecues.

 

Zmar - wifi

É suposto haver free wifi para todos, e ela existe mas é difícil... mui difícil de apanhar. No nosso alvéolo ainda apanhavamos um risquito, eu conseguia usar mais ou menos no telele, no mac nem por isso. No centro há rede toda, mas os ips esgotam (era isto não era? - enfim detecta-se a rede mas não há internet) o que se torna ainda mais frustrante. A melhor hora para usar a net era depois do jantar, aí até às 22h. Depois voltava a pifar.

 

Zmar - eco

Não há dúvida que ali se respira ecologia e sustentabilidade. Por todo lado estão caixotes de lixo e reciclagem, quase tudo é reaproveitado e aí uns 90% do mobiliário exterior é todo em plástico reciclado. I like.
Por todo lado há mensagenzinhas ecológicas que começam a ser irritantes: por exemplo: tire só o que vai comer que há pessoas a morrer à fome, não use muito papel higiénico...

Zmar - kids
O parque infantil é bestial, para além dos baloiços e escorregas e casinhas e balancés, há um mini-arborismo, uma pirâmide gigantesca de cordas e uma série de outras coisas giras e recicladas/reaproveitadas. Os slides são fantásticos, com alturas e velocidades diferentes para dar para todos. A zona dos ateliers e workshops está muito gira e o pessoal é fantástico. Se eu fosse miúdo também não iria querer sair de lá. Pela herdade há uma série de animais - burros (uns quantos bebés!), cabras, ovelhas, cegonhas, patos, araras (puseram ovos!!!), e 3 vezes por semana há ainda a actividade de alimentar os animais. Um verdadeiro paraíso para os meus filhos, e tudo isto é gratuito!

 

 

Zmar - desporto

Há bicicletas para alugar ao dia, courts de ténis, zona de tiro ao arco, matraquilhos humanos, pista de obstáculos BTT e circuito de manutenção. Perfeito para férias activas! Algumas coisas pagam-se, outras são gratuitas. E ainda o arvorismo, claro. Super radical a coisa, não vi ninguém a experimentar, mas também não é gratuito. Ao lado da piscina de ondas há um ginásio de cardio, gratuito. Fui espreitar e tem muita maquineta gira - stairmaster, passadeira, elipticas, pesos, etc.

 

 

Zmar - piscina

Duas piscinas - interior e exterior. Todas fantásticas, a do interior tem a particularidade de ter ondas durante 10 minutos de hora a hora. Nas duas é necessário ter o mesmo cuidado e não andar descalço. O deck em madeira deixa muitas farpas nos pés, o gabriel ainda tem umas quantas pequeninas lá espetadas (não o magoam, nem estão infectadas, hão-de sair sozinhas).

 

 

Zmar - supermercado

Esqueçam o supermercado. Algumas coisinhas de primeira necessidade, pão fresco e ficamos por aí. Se planeiam comprar comida para cozinhar terão de fazer as compras noutro lado.

 

Zmar - restaurante
Fizemos aqui todas as refeições excepto lanche. A variedade não é muita, mas está de acordo com o movimento e quantidade de pessoas a usar o restaurante. Ao pequeno-almoço há pãozinho, manteiga e iogurte natural, muito bons e nota-se que todos feitos ali (e há mais coisas claro, mas aquele pão e aquela manteiga são deliciosos! Nas refeições principais há sempre uma área de saladas, uma de acompanhamentos, um prato confeccionado e depois há buffet de carne e peixe grelhado (dois peixes e três carnes), buffet de pizza e massas (feitas na hora). Duas ou três sobremesas doces e fruta. A fruta foi o que mais me desiludiu, a maior parte dos dias não saia da maçã/laranja e de vez em quando melão e melancia. Esperava mais variedade, mas pronto lá vem novamente o conceito da fruta local e da época.
Nas mesas só há guardanapos de papel daqueles de café que não limpam nem absorvem nada. Só no último dia descobri guardanapos normais no balcão do bar... tanta ecologia e depois têm daqueles guardanapos que se usa o triplo ou quadruplo do necessário.
Nota - têm cadeirinhas para bebé daquelas que ficam penduradas na mesa, however algumas já viram melhores dias e já estavam tão rasgadas que eu achei mesmo que a coisa ia rasgar de vez e os bebés iam parar ao chão.

 

Zmar - lounge
Há ainda uma sala grande com sofás, tvs (para mudar o canal temos de ir pedir no zinfo ou restaurante), jogos de Playstation (pagos) e cá fora matraquilhos (pagos). Na playstation coloca-se moedinha, mas os matrecos tem de se comprar as bolas no zinfo, o que é uma treta porque o zinfo fecha as 21h (mas podemos comprar com antecedência).

 

Zmar - móveis, chalets e villas
Para além do campismo existem umas lindas casinhas de madeira. De fora parecem bem fixes, vi a planta e também só têm chuveiro (não é fixação ok, tomar banho com miudos aos gritos não é a coisa mais agradavel do mundo). Quem tenha ficado nas casinhas que deixe qualquer coisa nos comentários.

 

Zmar - spa
Diz que também há spa :) Me likes, mas ainda não foi desta que fui experimentar.

 

Enfim, divertimo-nos muito e esperamos voltar :)

 

----------------

 

E foram as primeiras férias de fazer amigos para os meus filhos :)

No flickr o set das fotos e vídeos - que deveriam ter sido muito mais, mas enfim ao segundo dia de férias a máquina não me deixou tirar mais e depois teve de ser com o telele.

4 comentários

Comentar post

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2015
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2014
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2013
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2012
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2011
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2010
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2009
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D
  118. 2008
  119. J
  120. F
  121. M
  122. A
  123. M
  124. J
  125. J
  126. A
  127. S
  128. O
  129. N
  130. D
  131. 2007
  132. J
  133. F
  134. M
  135. A
  136. M
  137. J
  138. J
  139. A
  140. S
  141. O
  142. N
  143. D
  144. 2006
  145. J
  146. F
  147. M
  148. A
  149. M
  150. J
  151. J
  152. A
  153. S
  154. O
  155. N
  156. D
  157. 2005
  158. J
  159. F
  160. M
  161. A
  162. M
  163. J
  164. J
  165. A
  166. S
  167. O
  168. N
  169. D
  170. 2004
  171. J
  172. F
  173. M
  174. A
  175. M
  176. J
  177. J
  178. A
  179. S
  180. O
  181. N
  182. D
  183. 2003
  184. J
  185. F
  186. M
  187. A
  188. M
  189. J
  190. J
  191. A
  192. S
  193. O
  194. N
  195. D